Se foi confirmar faturas no Portal das Finanças e verificou que existem faturas mal classificadas quanto ao seu tipo, pode então alterar as faturas para obter a devida dedução.
Corrigir classificação de faturas
Para alterar a classificação do sector de uma fatura deve entrar no e-fatura com os dados de acesso pessoais (os mesmos do Portal das Finanças) e clicar na fatura desejada, seguido de “Alterar”.
Em “Informação Complementar” deve clicar na categoria que corresponde à fatura. O próximo passo é clicar em “Guardar”, para aparecer a mensagem “Fatura alterada com sucesso”.
Pode depois voltar à página “Consumidor” para verificar se a fatura foi efetivamente alterada.
Cuidados na alteração
Deve fazer este processo individualmente para cada fatura classificada de forma errada.
O sistema e-fatura pode barrar a alteração da fatura, mostrando uma mensagem de explicação de que o CAE da empresa que passou a fatura não pertence a essa secção/classe.
Neste caso o contribuinte pode contactar o serviço de apoio ao contribuinte no Portal das Finanças.
CUIDADO/ATENÇÃO: Também podem surgir faturas duplicadas, quando a empresa demora a comunicar a devida fatura e o consumidor opta por registar essa mesma fatura manualmente.